1° ENCONTRÃO DO PPJA

No sábado, dia 08 de fevereiro, no auditório da Sociedade Semear, aconteceu o “1° Encontrão do PPJA”, reunindo ex jovens aprendizes das 5 edições do Programa Petrobras Jovem Aprendiz em Sergipe, além de jovens da edição atual do Programa. O objetivo do encontro foi reunir a galera para trocar informações, saber como e por onde andam os ex-aprendizes e relembrar muitas histórias ao longo de dois anos de cada edição.


O evento teve inicio com a fala do Diretor Presidente da Sociedade Semear, Carlinhos Britto, que disse sentir-se feliz e emocionado de rever todos e perceber que a Semear fez e continua fazendo a diferença na vida de cada um e também nas famílias dos jovens.


Na sequencia falou Telma Rocha, gestora da Petrobras na época das duas primeira edições do PPJA, que disse ficar orgulhosa em rever os ex-aprendizes e saber que muitos já conseguiram alcançar os objetivos traçados na época do Programa. Ressaltou também o trabalho feito pela Semear nos seis meses em que os jovens passam na etapa de formação básica.


Ivanilde Menezes, coordenadora pedagógica do PPJA durante quatro edições, agradeceu a Petrobras por proporcionar a tantos jovens a oportunidade de crescer, de conquistar objetivos e de realizar sonhos. Disse ainda que cada um deve nunca desistir diante de qualquer obstáculo. É importante se conhecer, acreditar em si, respeitar o outro, ter amigos, respeitar a família para alcançar voos ainda mais altos e jamais perder o “gás”.


Vários ex-aprendizes falaram da importância de ter feito parte do Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Veja a fala de alguns.


Leny Karla Lima (1ª edição do PPJA) disse que “o Programa foi de extrema importância na minha vida. Tudo que nos foi ensinado foi feito de coração. A equipe da Petrobras e da Semear cuidaram de cada um como se fossem filhos. Cada aula, cada palestra, cada profissional que esteve com a gente foi de fundamental importância para que eu pudesse me tornar a profissional que sou hoje. Agradeço a todos e espero que o PPJA continue sendo realizado para que mais jovens possam construir o futuro”, disse Leny Karla.


Sâmella Menezes (4ª edição do PPJA) ressaltou que “o PPJA se tornou inesquecível. Hoje sou uma pessoa mais focada, cheia de sonhos e planos para o futuro. O amor com que a equipe se dedica para o jovem e também para a nossa familia é algo que so existe aqui. Tudo é feito com muito carinho, visando construir o futuro de cada pessoa. Agradeço a Deus por ter feito parte do PPJA e a cada pessoa da grande equipe da Semear e da Petrobras”.


Ângelo Charles de Santana (1ª edição do PPJA) disse que “é importante reconhecer a transformação o que o Programa faz em nossas vidas. O mais importante não é o salário mas sim o conhecimento que nos é passado diariamente em cada encontro. Hoje trabalho sendo multiplicador prestando serviços comunitários, levando na bagagem todo conhecimento adquirido ao longo dos dois anos do PPJA. Depois de 16 anos da edição que participei, hoje vejo que o mais importante é quem eu me tornei hoje, graças aos monitores e educadores. São ensinamentos que levarei por onde eu for”.


 

O PROGRAMA


O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), criado pela Petrobras em 2006 tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho.


Em Sergipe está na sua 6ª edição (2018/2020) e já atendeu a 837 jovens distribuídos entre os municípios de, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Estância, General Maynard, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Rosário do Catete, São Cristóvão, Siriri e Umbaúba.


Compreende duas etapas: Formação inicial/básica, executada durante seis meses pela Sociedade Semear, e a Formação técnico/profissional, executada pelo Senai/SE, totalizando 1920 horas de curso.


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI







Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br