LANÇAMENTO DO LIVRO “O SALVADOR DO TREZE”

Na próxima quinta-feira, dia 09, a partir das 19h30, no auditório da Sociedade Semear, acontece o lançamento do livro “O Salvador do Treze”, de autoria do Dr. Luiz Hermínio, ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe. O livro narra passo a passo a história de soerguimento da Cooperativa do Treze (Lagarto –SE) vivida na década de 60.

Segundo o autor, naquela época a colónia Treze, constituída de pequenos agricultores, enfrentava grave crise socioeconômica e a produtividade agrícola era insuficiente para manter a subsistência das famílias quanto mais pra honrar compromissos financeiros decorrentes de empréstimos tomados ao Banco do Brasil. Assim o Banco do Brasil interessado em reaver os créditos investidos na região liderou um grupo de estudos que apontou como alternativa de solução para aquela crise a criação de uma cooperativa o que veio a se concretizar em 23 de setembro de 1962 (Cooperativa Mista de Agricultores do Treze Ltda- COOPERTREZE).

No entanto, lamentavelmente esta solução não produziu os efeitos almejados, tanto por falta de conscientização politica dos cooperados quanto por inabilidade na gestão administrativa financeira da entidade de tal forma que em meados de 1965 a Cooperativa encontrava-se a beira da falência. Assim o Banco do Brasil reavaliou a situação e decidiu designar, em 14 de dezembro de 1965, o seu funcionário Luiz Alves de Oliveira com supervisor administrativo financeiro das atividades da COOOPERTREZE.

Luiz Hermínio comenta que Luiz Alves, um homem de origem humilde ficou muito sensibilizado com o estado de miserabilidade dos pequenos agricultores e imbuído de forte espirito de solidariedade humana resolveu transcender os limites da  missão que lhe fora confiada pelo Banco e  empreender um projeto de desenvolvimento rural integrado na Colônia Treze tendo como base o cooperativismo.  E assim, coordenou um conjunto de parcerias com organismo públicos a nível estadual e federal visando implementar o seu projeto. Graças a sua dedicação e competência e cooperação de todos os envolvidos nesta jornada conseguiu transformar a COOPERTEZE na melhor Cooperativa do Nordeste Brasileiro no ano de 1970 segundo avaliação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

O livro descreve detalhadamente este projeto exitoso e o seu conteúdo transcende em muito o círculo de interesse familiar. Trata-se de um livro técnico alicerçado em dados históricos e bases científicas de grande utilidade para os cursos de formação nas áreas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico regional.

Esclarece o autor que o nome do livro “O Salvador do Treze” foi inspirado numa designação dada pelos moradores da Colônia Treze quando no auge da crise socioeconômica que vinham enfrentando na década de 60, tiveram suas casas e lavouras destruídas por uma tempestade avassaladora e viram em Luiz Alves um fonte de esperança para a salvação de suas vidas conforme registrado no livro de autoria do economista  Wellington de  Santana Memorial COOPERTRESE-20 anos de História (1962-1982)




Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br