PPJA REALIZA SARAU LITERÁRIO COM JOVENS APRENDIZES

No dia 29 de outubro, no auditório da Sociedade Semear, foi realizado o Sarau Literário – Poesia, Livros e Afins, do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), organizado pela educadora e escritora Lilian Farias. O evento teve a participação da escritora, poeta e professora Renata Decastro e da professora da Universidade Federal de Sergipe, Maria Roseneide Santana.

A atividade foi iniciada com a educadora Lilian explicando o objetivo do evento e recitando poesias. Em seguida alguns jovens aprendizes encenaram um trecho da peça “O auto da barca do inferno”, do escritor português Gil Vicente, que retrata por meio da presença de dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, o momento que eles recebem as almas dos passageiros que passam para o outro mundo (uma sátira ao “juízo final” do catolicismo).

Em seguida, outros aprendizes fizeram a leitura de poemas, houve apresentação de dança, roda de capoeira e música. Paralelamente aconteceu exposição de fotos, cordéis e textos, tudo relacionado ao tema do evento que foi “Poesia de Protesto”.

Após as apresentações dos jovens, aconteceu uma roda de leitura com as professoras convidadas, que trataram de diversos temas relacionados à poesia e literatura, relacionando-os com os dias atuais.

Segundo Lilian Farias, o evento serviu para que os jovens pudessem refletir sobre poesia e literatura, estimulando a leitura e ampliando o conhecimento cultural. “Mais que uma ação de entretenimento, o Sarau amplia o contato do jovem com a linguagem escrita e oral, o conhecimento sociocultural, o exercício da consciência critica e a relação afetiva com a literatura, a literatura pelo prazer e não pela obrigação. O objetivo foi atendido a partir do momento que varias expressões foram materializadas no evento e os jovens pro meio de atividades utilizaram-se do repertorio sócio linguístico e literário, adquiridos no período escolar e ampliados no PPJA”, explicou Lilian.

Jadson Santos, jovem aprendiz, que fez o papel do “diabo” na apresentação teatral, disse que o evento foi o momento de expor o que aprenderam durante o módulo. “Através do Sarau os jovens aprendizes puderam expor um pouco mais dos talentos, e explorar o que aprendemos no módulo de português de uma forma diferente, lúdica e criativa. Atividades como esta nos estimulam a gostar de poesia e literatura”.

Finalizando o evento, houve a distribuição de livros e um lanche.

Com essa atividade, encerra-se o módulo de Português Instrumental, que faz parte da primeira etapa do PPJA. A partir de agora, até o dia  20 de novembro (quando encerra a etapa de formação básica) os jovens estarão focados no módulo “Mundo do Trabalho” com uma preparação intensiva voltada exclusivamente para mercado do trabalho, com atividades práticas e várias palestras.



Veja mais fotos AQUI








Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br