Início | Estudos Multiplos | Meio Ambiente | Cultura e Arte | Administrativo | Fale Conosco
 

PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ ENCERRA 2ª EDIÇÃO COM FORMATURA DE 160 JOVENS

Após dois anos de estudo e dedicação ao Programa Petrobras Jovem Aprendiz, os 160 jovens da 2ª edição celebraram sua formatura em solenidade realizada na última sexta-feira, dia 18 de maio, no Espaço Sobre as Ondas, em Aracaju. O evento contou com a presença da diretoria da Petrobras, Sociedade Semear e SENAI, bem como dos educadores do Programa e de familiares dos jovens.

Criado em 2006, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) atende jovens de 17 a 19 anos, em condições de vulnerabilidade social e econômica e proporciona uma formação educacional inovadora, com o objetivo de preparar novos profissionais para atuar no mercado de trabalho.

Segundo o Coordenador do Comitê Local da Petrobras, Luiz Roberto Dantas de Santana, "a Petrobras vai além do cumprimento de uma obrigação legal, principalmente quando extrapola os limites da norma, oferecendo aos jovens benefícios ampliados, bem como mantém um relacionamento próximo aos jovens através dos orientadores e, ainda, uma perfeita sintonia com as instituições parceiras do Programa".

Os primeiros seis meses de formação foram desenvolvidos na Sociedade Semear, onde os jovens tiveram aulas de português, matemática, informática e relações interpessoais. Nesta fase, são abordados temas relacionados ao exercício da cidadania, cultura, meio ambiente, saúde e prevenção. Gislaine Santos, de 20 anos, relata que o aprendizado no PPJA foi a melhor experiência da sua vida, “Aprendi muitas coisas aqui. Desde perder um pouco da timidez, até me relacionar melhor e a respeitar o outro”, descreve.

Ainda durante a etapa de formação inicial, a equipe pedagogia do PPJA promoveu atividades sociais e culturais, com o objetivo de levar mais informações e promover a integração e criatividade entre Jovens Aprendizes. Dentro dessa programação foram realizadas diversas ações, a exemplo de: “Seminário de Profissões e Carreiras”, com palestras com profissionais de diversas áreas de atuação (Pedagogia, Administração,Comunicação, Fisioterapia, Serviço Social) com o objetivo de incentivar a formação acadêmica dos jovens. “Show de Talentos”, onde, de forma lúdica, os jovens apresentaram temas relacionados à sexualidade, gravidez indesejada, problemas relacionados ao uso de drogas, entre outras temáticas que foram discutidas através das atividades previstas no Programa. Foi o momento, também, dos jovens demonstrarem outras habilidades, como apresentação de voz e violão, dança e teatro. “Caldeirão Cultural”, com apresentação de trabalhos retratando identidades e expressões culturais, dos respectivos municípios onde residem os jovens.

Além disso, foram realizadas palestras sobre Direitos Trabalhistas, Segurança Pública, Organização Sindical, Empreendedorismo e Saúde e Prevenção. Os jovens também puderam visitar a sede da Petrobras, o Oceanário de Aracaju e a algumas Exposições na capital.

Durante a etapa de qualificação e vivência técnico-profissional, os jovens ingressaram em cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI. Com o acompanhamento dos professores, tiveram a oportunidade de desenvolver projetos nas áreas de Mecânica Industrial, Administração de Redes e SQL Server com Assistência Técnica, Eletrônica de Manutenção Industrial com Automação e Eletricista Predial e Industrial com Automação, apresentados nos dias 10 e 11 de maio, como Trabalho de Conclusão do Curso.

Segundo o jovem Ronaldo Barboza, o conteúdo dos cursos proporcionou uma base sólida de conhecimento e uma ampla visão de mercado. Além da formação profissional, a dedicação aos estudos rendeu a ele o convite para participar da Olimpíada do Conhecimento 2012, organizada pelo SENAI. “Quando apareceu essa oportunidade, me chamaram e eu imediatamente agarrei de braços abertos”, conta.

O acompanhamento escolar e as visitas domiciliares também fazem parte das etapas de desenvolvimento do Programa. “Esse projeto influenciou tanto na minha vida profissional, quanto na minha vida familiar, pelo fato de termos instruções de como lidar com a família e os amigos. Hoje eu me sinto mais segura naquilo que eu faço”, destaca Flávia Tainara, de 19 anos.

O PPJA mostra que é possível transformar a vida de jovens a partir da execução de um programa onde cada parceiro faz a sua parte com o outro e não de forma isolada. É a celebração da ação compartilhada”, afirma Carlos Britto, Diretor Presidente da Sociedade Semear.

E desde o último dia 17 de maio teve inicio a 3ª edição do PPJA (ciclo 2012-2014), desta vez atendendo a 202 jovens dos municípios de Aracaju, Estância, Itaporanga, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Rosário do Catete, Siriri, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Riachuelo, Maruim (Povoado Pau Ferro) e Laranjeiras (Povoados Bom Jesus e Pedra Branca).


Confira uma carta enviada por uma mãe de um Jovem Aprendiz. Ela relata que o Programa mudou a vida do filho e dela. Leia na imagem ao lado >>>












Compartilhe:

Veja outras notícias

Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe - Tel: (79) 3022-2052