EXPOSIÇÃO JUNTOS E... SEPARADOS

JUNTOS E... SEPARADOS

A Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear) convida para o coquetel de abertura da exposição coletiva “Juntos e... Separados”, dos artistas plásticos Almério, Ana Denise e Kalvero, que acontece no dia 19 de julho (terça-feira), a partir das 19:30hs.

“Ana Denise, Almério e Kalvero nos proporcionam o prazer de viver a abordagem estética dessas pinturas seja com teor moderno, contemporâneo ou simplesmente humano. Assim, imprimem nesta exposição, um relato visual da individualidade apurada como sujeitos criadores, que a partir de suas investigações particulares do dia-dia, transformam a realidade do seu tempo e finalmente podem ser chamados de mestres”, comenta o artista plástico Fábio Sampaio.

Almério procura frequentemente retratar o Nordeste, sua paisagem, pessoas e costumes, traduzindo em formas e cores, ou no preto e branco da milenar Xilogravura. Tem gosto pela Escola Impressionista e considera Sergipe um celeiro de grandes artistas, tanto do passado como no presente. Ana Denise apresenta trabalhos que falam de tinta, de cor de impulso, onde não localização exata para o fim dessa aventura. Na fase atual enfatiza aspectos culturais, como festas populares e atividades lúdicas em espaços amplos e variados e inúmeros personagens. Já Kalvero apresenta uma temática variada que faz da sua obra um caleidoscópio, com a finalidade de expor a capacidade de dizer ao mundo que a Arte não se define nem em belo nem feio, apenas é o traço simbólico de cada pessoa, delírio de seu universo particular.

“Juntos e... Separados” fica em cartaz até o dia 05 de agosto. As visitações podem ser feitas de segunda à sexta das 09 às 19 horas.

 

SOBRE OS ARTISTAS:

KALVERO (Antônio Carlos D’avila)

Natural de Porto Alegre (1943), mas sergipanizado há vinte anos, foi desenhista projetista, em 1963 frequentou um Curso de Desenho com o artista plástico Vasco Prado. A partir de 1978 trabalhou em várias barragens hidroelétricas pelo Brasil a fora, participou de vários Festivais de Artes ganhando vários prêmios, colaborava com ilustrações para os jornais informativos das mesmas. Em 1995 após se aposentar faz Curso de Desenho e Pintura no CULTART com Cláudio Vieira. Após 2000 intensifica mais a sua atividade no que se refere à Arte. Em 2003 cursa Pintura e Figura Humana com Elias Santos. Em 2004 faz Xilogravura, também com Elias. A partir de 2004 participa de várias exposições coletivas e individuais com Pinturas em Telas e Xilogravuras todas com certificados e muitas com catálogos.

 

ANA DENISE

Artista plástica, nascida em Aracaju. Aos 13 anos foi estimulada bastante pelo seu pai a desenhar. Teve como grande incentivador o poeta José Freire Ribeiro a quem mostrava seus desenhos e pinturas. Em 1966 participou com outros jovens da exposição inaugural da Galeria de Arte Álvaro Santos, a primeira Galeria de Artes de Aracaju. Morou 15 anos no Rio de Janeiro onde dedicou-se a outras atividades. Ao retornar a Aracaju participou da oficina de arte do artista plástico Leonardo Alencar. Em 1996, ao iniciar sua trajetória no campo da arte assinava seus trabalhos com o pseudônimo de “Deny ", passando depois a utilizar o próprio nome. Participou de várias exposições: XII Salão de Artes Plásticas (Cultart-1996), II Alta Estação de Artes (Sebrae-1998), Painel Artístico no Shopping Riomar (2002), Coletiva “A mulher e o desejo” (Galeria Álvaro Santos-2005 e Instituto Luciano Barreto Júnior-2006), Coletiva de Pintura (Shopping Jardins-2009), Mostra Coletiva de Artes Visuais (Espaço Cultural Restaurante Mãe Preta-2011) entre muitas outras. Já produziu aproximadamente 1000 obras.

 

ALMÉRIO (Almério Cavalcante de Barros)

Médico Veterinário, artista plástico, dividido na área das artes plásticas entre a pintura e a xilogravura. Na pintura trilha o caminho que tem como base o estudo, a pesquisa e o rigor, objetivando o fazer diferente altamente intuitivo e buscando sempre a harmonia nas cores e na composição. Segue a trajetória da arte interagindo com a segurança, a paciência e com o respeito aos demais colegas. Iniciou as apresentações em público em 2001. Participou de 38 exposições, sendo 05 individuais e as demais coletivas. Algumas exposições: Sintilações Neodernas (Galeria Álvaro Santos-2002).







Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br