EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A ARARIPE COUTINHO EM CARTAZ NA GALERIA JENNER

Está em cartaz na Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear, a exposição “No coração de alguém que esteve aqui”, em homenagem ao poeta Araripe Coutinho, com curadoria da cantora e membro da Academia de Letras de Aracaju, Antônia Amorosa, que tem como patrono o homenageado. A exposição integra ações do seu cinquentenário, tendo a concepção cenográfica desenvolvida pela arquiteta Ana de Cáscia Martins, Hélio Aguiar e a designer de interiores, Luciana Galvão, além da participação especial em um ambiente, da arquiteta Marianna Albuquerque.

 

A exposição exalta a história do poeta, jornalista, cidadão que transitava pelos grandes eventos da Cidade, tendo o mesmo acesso às classes menos favorecidas ou vulneráveis – ao ponto de desenvolver projetos sociais desconhecidos por muitos, além de ter atuado intensamente pela valorização da literatura. Inquieto e inteligente, viveu 45 anos na arte de criar, ousar, escrever, servir aos grandes e pequenos, desafiando os limites pessoais e alheios através dos seus textos ou comentários provocativos. Polêmico, foi amado por uns e odiado por outros, sem passar despercebido.

 

Com um espaço dividido em mais de dez ambientes, a exposição destaca aspectos cronológicos, jargões e conceitos que revelam seu estilo, suas ações culturais e sociais, sem esquecer do episódio do museu que foi assunto nacional, por conta de um ensaio fotográfico realizado pelo poeta no Palácio Museu Olímpio Campos. Além disso, objetos do seu acervo e um espaço interativo fazem a tônica expositiva.

 

Amorosa disse que tudo foi preparado durante cerca de cinco meses. “Tudo foi pensado com muito carinho. O nome da exposição ‘No coração de alguém que já esteve aqui’, é a junção dos nomes de duas obras do poeta. Ele foi conhecido por muita gente, mas, no fundo, foi muito pouco compreendido. Ele foi abandonado pela mãe aos 3 anos, viveu em um orfanato até os 10 anos e teve uma vida difícil, mas não desistiu. Ele estava sempre pronto a ajudar o próximo. Foi um ser humano extraordinário”, comenta.

 

Visitação

Para ter acesso à exposição, é necessário encaminhar a mensagem “Eu quero visitar a Exposição sobre Araripe” para o email exposicao50@gmail.com. As informações para visitação também podem ser feitas pelo whatsapp 79 998498249 ou +56 9 57938180. Os horários de funcionamento ocorrerão até final de março, de quarta a sábado, das 18h às 21h.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa





Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br