Artigos

Sensations
Jaci Rosa Cruz

A paixão de Altair Santo pela moda pode ter tido, em seu começo, um “lugar comum”, do menino que brincava com tecidos e costuras de sua mãe, criando roupas para as bonecas das irmãs. Porém as princesas criadas pelo menino Altair estavam longe de ter vestidos impecáveis, cabelos loiros e jeito delicado. Sua visão sempre atravessava terras secas e rachadas do sertão, indo ao encontro de heroínas fortes com os cabelos encerados de barro, a pele queimada pelo sol e sua feminilidade natural. Eram essas que ele admirava e para elas criava seus modelos.
Era o começo de uma carreira marcada para romper o fashion establishment, onde o encantamento é muitas vezes emprestado de outras culturas. Altair descobriu cedo o valor e a força da sua cultura e fez dela a inspiração da sua arte, caminho hoje seguido pelos estilistas mais criativos do Brasil.
Sempre pronto para todo tipo de experimentação, ignora os conceitos castos que separam moda, arte e artesanato, e com a coragem de criar, embrenha-se entre a beleza de um universo cheio de possibilidades. A mesma coragem transportou aquelas mulheres, que sobreviveram anos na sua imaginação, às passarelas, teatros e estúdios da vida.
Suas coleções, tecnicamente brilhantes, trazem o senso estético do ofício, em formas fortes e confiantes, e um enlace perfeito entre o tradicional, artesanal e o avant-garde.
Em Sensations, Altair Santo mostra a extensão de si em um só palco, seduzindo o espectador com simbologias metafóricas, convidando-o a descobrir a verdadeira percepção de suas sensações.

FONTE: Catálogo Sensations - Ultima Atualização: 25/04/2014

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br