Artigos

Salão Semear de Arte Contemporânea
Jorge Coli

Os critérios para a escolha de obras neste salão basearam-se num excelente princípio: o anonimato. A escolha é assim voltada exclusivamente para as obras, o que beneficia talentos novos.
Há um porém: certo artista pode, graças a diversos fatores, criar algo de qualidade, mas num momento excepcional, que talvez não se repita. Isto, porém, não é grave: primeiro, porque a qualidade está lá; segundo, porque é impossível prever o que ocorrerá no futuro, dentro dessa mesma produção. Para o juri, este princípio é uma prova, pois a única base é a visual, sem nenhum outro ponto de referência.
No caso presente, a seleção foi difícil, pois o conjunto de todos os envios mostrou-se expressivo e revelador de altas qualidades criadoras, demonstrando quanto o Nordeste possui de ótima arte contemporânea. Os cortes foram dolorosos. Mas antes assim do que o contrário, o que significa um excelente conjunto final. Tive a honra de presidir esse juri, que se mostrou coerente e cuidadoso em suas análises e alvitres.

Jorge Coli

FONTE: catálogo do Salão Semear de Arte Conteporânea - Ultima Atualização: 31/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br