Artigos

ISMAEL PEREIRA
Carlos Roberto Britto aragão

A Sociedade Semear, orgulhosamente apresenta, na Galeria Jenner Augusto, a exposição “Ismael Pereira – do Neo-Regionalismo ao Abstracionismo Informal”, reunindo trabalhos inéditos desse artista plástico que pontua sua obra em diversas linguagens.

Teremos o privilégio de contemplar uma nova fase do nosso Ismael, que o historiador e crítico de arte alagoano, Romeu de Mello Loureiro, classificou como abstracionismo informal – pelo descompromisso com escolas e estilos, pela segurança como o artista penetra no templo da desconstrução de imagens para chegar a formas inusitadas, leves, soltas, sugerindo múltiplas visões ao observador atento.

Não poderia faltar dessa amostra as MANDALAS, que magnetizam o olhar para a infinidade de detalhes que fazem do todo, uma obra magnífica. É incrível o poder de concentração e controle motor de Ismael para resultados impecáveis, sem retoque.

Dentre a multiplicidade de talentos, Ismael Pereira mostra nessa exposição peças de cerâmica pintada à mão, desenhadas por ele, com equilíbrio perfeito na visão tridimensional – por qualquer ângulo que se

É esse cuidado que se revela em cada milímetro da sua obra que nos faz destacar Ismael Pereira como um artista profundamente metódico, exigente, perfeccionista e, ao mesmo tempo, doce, multicolorido, criativo, surpreendente, fascinante.


Tão belo como as obras que integram a exposição e as catalogadas nesta publicação, é sem dúvida o ensaio biográfico de Ilma Fontes, figura exponencial da cultura sergipana, que soube com o seu talento e sensibilidade valorizar as palavras de Ismael Pereira, sua arte e suas histórias vividas.

É importante destacar na produção desta obra, o empenho da equipe da Gráfica J. Andrade. Foi com muita alegria que, independentemente do compromisso profissional, tive o privilégio de presenciar o carinho e a dedicação pessoal de Stênio Andrade, mostrando que além da qualidade técnica, essa grande empresa sergipana tem coração.

Este catálogo que eterniza o artista e o homem Ismael Pereira, tão bem cuidado - faço questão de destacar - por Ilma Fontes e pela equipe da J. Andrade, é, sem dúvida, um marco na história da Sociedade Semear, principalmente pela alegria de contar, mais uma vez, com a parceria da Petrobras, através da Fafen-SE, grande incentivadora de um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, o talento.

Carlos Roberto Britto Aragão
Diretor Presidente da Sociedade Semear

FONTE: Catálogo Ismael Pereira - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br