Artigos

BENÉ SANTANA - PRISIONEIROS DO INSCONSCIENTE
Carlos Roberto Britto Aragão

Bené Santana é, sem dúvida, um dos grandes nomes das artes plásticas sergipana. Esse aracajuano, mesmo tendo o dom da criação, sempre buscou uma qualificação técnica, seja através de cursos de desenho, pintura e gravura na Escola de Belas Artes da Bahia e no Museu de Arte Moderna da Bahia, ou, mais recentemente, no curso de Mestrado em Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia.

Arisco-me a dizer, que esse contato com a academia possa ter gerado ou ampliado em Bené a preocupação com o nosso dia-a-dia. Essa minha convicção aumentou quando passei a fazer uma análise sobre sua série “Prisioneiros do Inconsciente”, onde o artista, através de suas obras, com a utilização de diversos materiais presentes no nosso cotidiano, nos mostra as contradições do mundo contemporâneo.

Bené Santana, através da sua arte, nos convida a refletir sobre esse homem/prisioneiro, essa sociedade do medo, essa cidade degradada, provocando uma necessária e profunda reflexão sobre o nosso papel aqui na Terra: O que cada um de nós vem fazendo para manter ou mudar essa realidade?

A Sociedade Semear, através da Galeria Gene Augusto, e a Petrobras, apresentam com muito prazer, a Exposição “Prisioneiros do Inconsciente”, e convidam a todos a penetrarem no universo da arte contemporânea, tão bem representada pelo nosso Bené.

Carlos Roberto Britto Aragão
Diretor Presidente da Sociedade Semear

FONTE: Catálogo Prisioneiros do Insconsciente - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br